Dicas de Saúde- homem moderno é aquele que vai ao Médico!

Hoje em Especial resolvi dedicar a minha manhã de domingo, dedicada à pesquisas sobre o comportamento do homem, desta vez relacionada a sua saúde. Orientá-los ao  que há de novo no campo da Saúde, a ajudá-los no sentido de alerta, para aqueles que não procuram oreintação médica.

A manutenção da boa saúde do Homem  exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada homem ou mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e surpresas desagradáveis.

Alertamos, porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista, não adote nenhum tratamento sem consultar seu médico. Cada pessoa tem sua história e suas características. Só seu médico pode dizer quanto eles podem reagir com qualquer medida que você adotar.Vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato

de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres (Nardi et all, 2007; Courtenay, 2007; IDB, 2006 Laurenti et all, 2005; 

Luck et all, 2000).

Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária .

Os homens têm dificuldade em reconhecer suas necessidades, cultivando o pensamento mágico que rejeita a possibilidade de adoecer.

Uma questão bastante apontada pelos homens para a não procura pelos serviços de saúde está ligada a sua posição de provedor.

. Alega-se que o horário do funcionamento dos serviços de saúde coincide com a carga horária do trabalho.

Mas se vocês não sabem, fiquem sabendo que o Ministério da Saúde Criou um Portal com uma página sobre Politica Nacional de Saúde do Homem e ainda tem mais, o MS através da Secretaria de atenção à Saúde, investiu mais de 4 milhões na Política Nacional de Atenção Integral à  Saúde do Homem em 2010.

Infelizmente a maioria dos homens não tem o hábito de ir ao médico com frequência, até mesmo por conta de machismo, e  resultado disso que, a taxa de mortalidade dos homens é maior do que o das mulheres, pois,  desde de pequenas aprendem a ir ao médico . Desde a primeira  menstruação e quando dar inicio sua vida sexual, a mãe a leva ao ginecologista.
Já o homem não!

O pai quase nunca leva s o filho ao urologista quando este entra na adolescência, ora  se  nem ele vai ao médico, como vai levar o filho? O homem não procura um urologista quando inicia sua vida sexual, para se informar dos cuidados que deve ter com seu Falo (pênis). Só o procura (quando procura) só depois dos 45 anos para fazer o Exame de Próstata. Que é o terror de todos os machistas! O exame de toque retal, é de últimos casos, primeiro se fazem exames de sangue e urina e se for detectado alguma coisa errada aí sim é necessário o exame de toque retal. E não há problema nenhum nisso. Porém se você tem casos de câncer de próstata na família deve procurar um urologista apartir dos 40 anos.
Porém cada idade há problemas diferentes que podem ser resolvidos ou até mesmo evitados com consultas a um especialista. Por exemplo as crianças devem ser avaliadas por um urologista para verificar problemas relacionados à fimose, ao criptoquirdismo (o testículo que não desce da barriga para a bolsa escrotal), entre outros.
Todo pré-adolescente deve visitar o urologista para avaliação genital. Essa consulta poderia diagnosticar problemas como tumores nos testículos, comum nessa faixa etária.
Ações básicas, podem nos ajudar a nos conhecer, conhecer nosso  corpo e evitar  várias doenças.
Como:
- A cada 15 dias fazer um auto exame geral do órgão. Verificar o aparecimento de: alguma verruga, bolhas, ferimentos, manchas, secreção branca, amarelada ou esverdeada no canal do pênis, procure imediatamente um urologista;
- Lave o pênis antes e logo depois de uma relação sexual, pois secreções podem provocar irritações e inflamações se permanecem no membro por muito tempo;
- Enxugue o pênis após urinar com papel higiênico, pois evita que restos de urina fiquem na pele e provoque inflamações;
- Auto-exame dos testículos ajuda na prevenção do câncer de testículo;
- Evite permanecer muito tempo com calças e cuecas excessivamente apertadas que levam a traumas contínuos na pele do escroto e nos testículos.
- A ingestão abundante de água (de seis a oito copos) ao longo do dia deve ser hábito na prevenção de cálculos renais.
- Não forçar o esvaziamento da bexiga, deixar com que esvazie naturalmente.

E como saber se alguam coisa está errada! O melhor é ter consultas frequentes com seu Urologista, procure desenvolver esse hábito. Além das dicas acima que trata do Falo, temos que ter atenção também a  próstata, que por seu um órgão interno é mais difícil de ter um controle da sua saúde. Muitos nem sabe o que é e onde se localiza e pra que serve esse pequeno órgão masculino.


Então aulinha básica de anatomia!


A próstata está localizada abaixo da bexiga e á frente do reto, envolvendo a uretra (canal por onde a urina passa). A próstata é uma glândula do tamanho aproximadamente de uma noz, que produz o líquido que junto com os espermatozóides, produzidos nos testículos, forma o sêmem. A próstata, na infância, é um pequeno órgão que começa a crescer na puberdade atingindo 20g até o fim da adolescência. Na fase adulta continua crescendo, porém num ritmo menos acelerado. O problema surge quando o crescimento se dá em um ritmo fora do comum podendo atingir até 100g.
Além do câncer de próstata, há outras doenças que podem provocar distúrbios como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Prostatite. O que complica é que a próstata não dói. Então fica difícil saber quando há uma complicação. Mas há alguns sinais que indicam quando algo não está bem.


Como:

- Jato urinário cada vez mais fraco;
- Dificuldade ou demora para iniciar micção;
- Necessidade frequente de urinar;
- Acordar à noite para urinar;
- Interrupção involuntária do jato urinário;
- Presença de sangue na urina;
- Dor ou sensação de queimação durante a micção;
- Urgência (sensação de que não pode segurar a urina);
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Apresentando qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um urologista.

Fontes:

Portal do Ministério da Saúde: https://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1623

Sociedade Brasileira de Urologia: https://www.sbu.org.br/home/

Revista Acapa Edição 30 Fevereiro 2010 - Texto de Emerson Lisboa - Um dedo para a Vida (pgs 34 e 35)

Revista Acapa Edição 28 Dezembro 2009 - Texto de Paulo Basile - Sob a sombra da cueca (pgs 34 e 35)


 

 

 

 

( Elizabeth Zanovello)

03/10/2011 - 17h46

Substância encontrada no vinho tinto teria capacidade de acabar com câncer de mama, aponta estudo

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

Uma substância química encontrada no vinho tinto pode parar o câncer de mama, de acordo com uma nova pesquisa. Os testes em laboratório mostraram que o resveratrol, encontrado na casca da uva, poderia impedir o desenvolvimento da doença, bloqueando os efeitos do hormônio estrógeno.

Os cientistas disseram que a descoberta, publicada na revista Faseb, tem importantes implicações para o tratamento de pacientes. Sebastiano Ando, da Universidade de Calabria, na Itália, afirma: "Resveratrol é um potencial fármaco que pode ser explorado quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal."

Leia mais:https://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/10/03/substancia-encontrada-no-vinho-tinto-pode-acabar-com-cancer-de-mama-aponta-estudo.jhtm

 

 

 

Olhar Vital-pesquisa inédita sobre as células tronco- LEIA!
Pesquisa inédita transforma células do braço em neurônios para estudar esquizofrenia
RAFAEL AMENDOLA - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CCS
agn1@reitoria.ufrj.br Em feito inédito, Stevens Rehen, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, e seu grupo de cientistas do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da UFRJ, transformaram células do braço de um paciente com esquizofrenia em células-tronco e depois em neurônios, apresentando grandes avanços em relação à patologia.

Grave transtorno psíquico que causa alucinações, alterações do pensamento e no contato com a realidade, a esquizofrenia é uma doença sem cura e que já afeta dois milhões de brasileiros.
           
Na pesquisa, descobriu-se que os neurônios de pacientes esquizofrênicos consomem mais oxigênio do que neurônios saudáveis, mas não produzem mais energia. Os cientistas utilizaram a técnica de reprogramação celular em que é feita uma biópsia de uma célula extraída de um paciente. Na célula, é injetado um retrovírus que carrega um embrião. Então, essa célula se transforma numa célula-tronco embrionária que, devido a sua maior capacidade de diferenciação, pode ser reprogramada para formar diferentes tecidos. Neste caso, foi reprogramada como um neurônio que funciona normalmente.
     
“As principais vantagens dessa metodologia são a possibilidade de se acompanhar o processo de diferenciação das células-tronco em neurônios, a variedade de tipos celulares gerados, já que essas células-tronco podem se transformar em todos os tipos celulares, garantindo melhor previsão da resposta terapêutica e toxicológica, a utilização de diversos pacientes fornecendo informações sobre a variação genética de um amplo setor da população e testes farmacológicos feitos especialmente para cada um dos pacientes através da medicina personalizada”, explica Bruna Paulsen, do LaNCE-UFRJ e aluna de doutorado do pesquisador.

Olhar Vital
Uso de ervas para tratar doenças no fígado agrava lesões e é proibido pela Anvisa
RAFAEL AMENDOLA - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CCS
agn1@reitoria.ufrj.br

É melhor pensar duas vezes antes de tomar os chazinhos e xaropes populares que prometem fazer milagres. Nesta última reportagem sobre o tratamento de doenças a partir de métodos caseiros, tema deste mês, o "Por uma boa causa" enfoca a “sabedoria popular” para tratar doenças do fígado.

Devido ao perigo da automedicação e desconhecimento dos efeitos colaterais, recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir o comércio e a distribuição de nove substâncias utilizadas para fazer medicamentos deste tipo. A Umburana Composta, Flor da Índia e Flor do Sertão estão na lista da Anvisa, e ambas prometem tratar problemas hepáticos como infecção hepática, cólica de fígado e hepatite, respectivamente.

Substâncias como essas podem parecer inofensivas a princípio, mas é daí que surgem as complicações. As lesões no fígado provocadas por essas ervas podem surgir tanto no primeiro consumo ou ao longo do uso.  “Existe toda uma suscetibilidade individual de reação adversa a várias substâncias”, afirma Cristiane Alves, hepatologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) e professora da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ. Como em alguns casos a constatação das complicações demora, as pessoas aumentam as doses, agravando o quadro clínico.

Outro problema do uso desses chás e xaropes é que eles também podem causar as doenças que “popularmente” espera-se que eles curem. “Essas ervas podem ser lesivas ao fígado causando desde uma hepatite leve até um quadro grave com hepatite fulminante”, explica a hepatologista. O uso da Flor do Sertão, utilizada para fazer xarope contra a hepatite, demonstra a falta de conhecimento em relação à patologia. 

 



Crie um site gratuito Webnode