Arquiteto Piauiense se destaca em Cenário Nacional

Gérson Castelo Branco - É o cara!

 

Nascido em Parnaíba, no Piauí, designer autodidata, mas é como arquiteto que o talentoso Gerson Castelo Branco fez sucesso como profissão. Já foi premiado diversas vezes por dezenas de trabalhos,na sua carreira já soma acima de cem trabalhos realizados. Com seu trabalho primando sempre por materiais ecologicamente corretos ele conseguiu fazer sua marca e sua identidade se destacando como design e na arquitetura nacional e internacional quando além de muitas premiações suas obras foram fazer pautas e matéria na revista norte-americana Architectural Digest (revista que comparou suas criações às de Frank Lloyd Wright)

Estudou Belas Artes na Bahia e neste período foi trabalhar com projetos  arquitetônicos,  era muito tímido nos esportes e nesta época resolveu criar e desenhar perspectivas daí por diante tomou gosto pela arte. Não sabemos se pela influência do tropicalismo de Caetano Gal e Gil, deu a volta ao mundo de mochila nas costas visitou da cordilheira dos Andes a Selva Amazônica. Nestas aventuras e viagens aprendeu diversas culturas inclusive com tribos indígenas. E nessa experiência exercitou a definição de traços. Adotando apartir daí formas geométricas como, por exemplo, asa delta, que muitas vezes era confundidas com um origami.


''Essa experiência transcendental me deixou mais curioso.Quando regressei ao Brasil, já não queria mais morar na cidade e nem compreendia a ostentação arquitetônica.Vivemos numa incoerência absurda, com arquiteturas baseadas em modelos europeus e necessidades de um país tropical. Essa necessidade e experiências me fez buscar outras alternativas'',pontua o arquiteto.

 

Este Piauiense altamente conceituado  no Brasil e no exterior foi capa de várias revistas nacional e internacional é Patrimônio do Piauí.Seus projetos são constantemente selecionados para cenários de novelas e minisséries da Rede Globo:

Projeto Paraqueira Mandala - Barra- Rio de Janeiro Participou de duas novelas e uma mini série:

Amores Roubados,Casa Brasileira,Casa Brasil - Globo e GNT

Representa a nossa cultura, as nossas raízes, engrandece o nosso Estado onde quer que vá.Por ser um precursor do apelo sustentável, ter  conhecimento e originalidade é chamado para ministrar cursos e palestras. 

Na Costa Rica, foi convidado para um encontro mundial de arquitetura verde. Outros projetos foram publicados na Rússia, Austrália, Alemanha, França, Itália e até no Vietnã.

É um retrato fiel  do que é ser um paraqueira.( ‘’paraqueira é também o nome de uma árvore da Amazônia, que tem significado de identidade, de resgate das raízes culturais na arquitetura, no décor e no design. “É uma  proposta de morar diferente é a identidade brasileira com raízes nordestinas, preocupada com a melhor implantação do projeto no local; respeito à natureza, reverência ao sol, à ventilação, à natureza’’pontua Gérson Castelo Branco.

Elizabeth ZanovelloConsultora de Moda e comportamento
Pos Graduada em negócios e stylist de moda
Editora chefe da Revista Puro Estilo
Bióloga especialista em gestão ambiental